O prédio paulista do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), ícone modernista dos anos 50, se encontra há tempos em estado de degradação. Seis décadas após sua construção – que só foi possível graças a uma vaquinha entre alguns arquitetos modernistas – um novo financiamento coletivo, organizado pelo IAB-SP, busca devolver ao edifício o prestigio que o tempo e a falta de cuidados lhe tomaram.
No último domingo, 9 de junho, o IAB-SP lançou uma vaquinha virtual pedindo a colaboração de internautas para o restauro de sua sede. A fachada de vidro está escondida por placas de madeira e andaimes desde 2009 – com problemas de infiltração, a marquise corria o risco de desabar sobre a calçada.
No pacote da reforma, o IAB quer atualizar a estrutura do edifício para atender a necessidades contemporâneas. Novas rampas e elevadores para acessibilidade, redes de computadores, sistemas elétricos e reforma hidráulica são as obras mais urgentes.
A promessa do instituto é a mesma desde pelo menos 2009. Mas não saiu do papel por falta de verba. Pelo site do instituto, é possível doar a partir de R$ 25. Com 10 mil associados, a meta do instituto é atingir R$ 1 milhão até 2014.
Em 1949, em uma espécie de financiamento coletivo, arquitetos como Rino Levi (um dos responsáveis pelo projeto do prédio) e Gregori Warchavchik (autor da Casa Modernista, na Vila Mariana) precisaram compartilhar economias e pedir dinheiro emprestado para conseguir levantar a sede. A construção foi concluída dois anos depois. Em contrapartida, quem ajudasse neste financiamento teria a possibilidade de ter seu escritório no edifício.
Para que a reforma seja realizada por completo, são necessários R$ 8,6 milhões. Esse é o custo do projeto completo de restauro, incluindo os oito andares, mezanino, subsolo, terraço e obras de arte. A captação de recursos foi aprovada em 2011, via Lei Rouanet, mas o dinheiro não entrou. O prédio já foi tombado nas instâncias municipal e estadual de patrimônio, apenas o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ainda não o classificou como bem tombado.
Segundo o presidente do IAB-SP, José Armênio de Brito Cruz, a vaquinha será um estímulo para que novos patrocinadores abracem a causa.
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Via Folha de São Paulo. Referência IAB-SP